Essa página foi feita com o intuito de sanar todas as dúvidas referentes a Backlinks de Qualidade e Guest Posts com Relações Públicas, mostrar o que você deve e não deve fazer, apresentar alguns cases de sucesso e fazer uma proposta para você aumentar autoridade e posicionamento de seu site nos buscadores.

Sou Deny Martins, responsável pela MiiDia e trabalho com criação de sites e SEO desde 2007, nesse período criei diversos projetos de conteúdo para monetizar e tenho algumas histórias curiosas, como o posicionamento em primeiro no Google para a palavra “Enem” bem no dia de abertura das inscrições do exame em uma das edições com recordes de inscritos (posicionado acima do site oficial), já tive sites de diversos nichos, desde os mais concorridos até sites de conteúdo em geral, sempre bem posicionados nos buscadores e acompanhei todas as mudanças do SEO de lá para cá. Normalmente eu crio sites de conteúdo próprios para o Grupo MiiDia e não para outras empresas, pois ganho com a monetização desses sites, porém com anos no mercado, expertise em SEO, Relações Públicas e link building, e muitas parcerias com outros donos de sites e portais, acabo fazendo essa consultoria e execução de link bulding para algumas outras empresas. Comecei fazendo para amigos que tem empresas e os resultados sempre são surpreendentes.

Atualmente a concorrência é enorme, os grandes portais dominaram grande parte dos resultados nos buscadores que por sua vez também estão mais exigentes e calibrados, então para sua empresa se destacar, é necessário focar em dois pilares básicos que são os princípios da MiiDia, o primeiro é o conteúdo de qualidade, com um conteúdo pensado em sanar todas as dúvidas dos leitores e o segundo pilar é a autoridade, onde você deve ser visto e reconhecido como referência em determinado assunto, consequentemente você será recompensando com resultados melhores na primeira página do Google e até mesmo ficar nas primeiras posições.

Normalmente as empresas focam no primeiro pilar, que é a construção de site bem estruturado e organizado, rápido e eficaz, juntamente com a criação de um conteúdo único, exclusivo e de qualidade para atender ao que o usuário precisa. Essa parte é super importante para aparecer bem posicionado nos buscadores, porém sem uma boa autoridade do site e domínio, o seu conteúdo mesmo que seja melhor, pode ficar para trás em relação a um concorrente que faz um trabalho de link building (construção de backlinks) bem feito. Aqui que podemos te ajudar e você verá que vale muito a pena logo a seguir.

Backlinks: O que não fazer?

Resolvi começar pelo o que você não deve fazer, pois devido a promessas na internet e preços muito duvidosos, você pode acabar caindo em uma armadilha e se prejudicando. SEO e Link Building é um trabalho a longo prazo, com resultados que demoram meses ou até mesmo anos para aparecer.

Muitos anúncios na internet oferecem pacotes com a criação de centenas ou até mesmo milhares de links por preços bem abaixo e é muito claro que isso não funciona, e o pior, pode até prejudicar o seu site. Lembre-se: backlinks devem ser feitos naturalmente, em sites de qualidade, com relevância e uma boa autoridade para fazer efeito e funcionar. Também devem ser naturais e você comprar 100 links em um mês, em sites com baixa autoridade, que não estão falando sobre o seu nicho, não é nada natural. Tente entrar em contato com sites grandes de boa autoridade e sites do seu nicho e veja qual o valor que cobram por um Guest Post com o seu link, verá que o valor é bem alto, as vezes mais alto que esses 100 ou 1000 links. Mais vale você fazer apenas 1 link de boa qualidade, do que esses 100 links em sites de baixa qualidade, e o pior, o Google pode classificar o seu site como SPAM e penalizar com uma classificação pior nos buscadores, o que será bem mais trabalhoso para recuperar.

Backlinks: O que fazer?

Você deve conseguir poucos e bons links (daí a importância de relações públicas com outros portais), mas de forma constante, não adianta você receber 30 links bons nesse mês e ficar os próximos 3 meses sem receber mais nenhum link, isso não é nada natural. Imagine que você faça uma jarra de suco de laranja com 10 laranjas e sempre o suco fica bom e do seu agrado, agora do nada você vai fazer a mesma jarra com apenas 1 laranja ou com 100 laranjas, com certeza não ficará do seu agrado.

Por falar em suco, backlinks tem um conceito de “link juice” (suco em inglês) que basicamente é o seguinte: um site de qualidade, passa relevância para outros sites, através dos links, ou seja, se você tem um link em um grande portal com autoridade alta, você estará recebendo um pouco desse suco e aumentando a sua autoridade também.

O conceito de link também vem de antes da internet e dos sites, imagine que você é um escritor nos anos 1900 e o seu nome e obra ganha uma referência bibliográfica em um livro de Machado de Assis ou Carlos Drummond de Andrade, automaticamente você também passa a ganhar uma relevância e vai se tornando conhecido, já que você é indicado por quem já é autoridade no assunto.

Então o que você deve fazer é conseguir links de qualidade de forma orgânica, em sites de autoridade, para aumentar a sua autoridade, consequentemente vai ficar melhor ranqueado no Google e atrair mais tráfego de qualidade e possíveis leads e novos clientes. Mas construir a sua autoridade não é do dia para a noite, demanda meses e anos de um trabalho bem planejado e executado.

Entenda as métricas de autoridade do site

As métricas mais usadas para determinar a autoridade de um site ou domínio são as seguintes:

  • DA: DA ou Domain Authority (autoridade do domínio) é uma métrica que vai de 0 a 100 e avalia a autoridade de um domínio em relação a todos os outros domínio da internet e essa métrica é feita pelo MOZ, uma empresa das mais conceituadas no ramo.
  • PA: PA ou Page Authority (autoridade da página) é uma métrica que vai de 0 a 100 e avalia a autoridade de uma página em relação a todas as outras páginas da internet e essa métrica também é feita pela MOZ.
  • DR: DR ou Domain Rating (Classificação de domínio) é uma métrica semelhante ao DA, também vai de 0 a 100, porém essa é feita por outra empresa conceituada a Ahref.
  • SS: SS ou Spam Score é usado para saber se o site tem algum tipo de SPAM, também é fornecido pela MOZ e aqui é importante você ter o menor número possível, de 0 a 5% é excelente, se esse número exceder muito é melhor ligar o alerta, por isso é importante você ter apenas links de qualidade e não fazer aquela enxurrada de links de qualidade duvidosa.

*Sobre o SPAM você pode se perguntar: e se eu fizer um monte de link ruim para o meu concorrente, vai prejudicar ele? Pode ser que sim e pode ser que não, mas você irá estar gastando dinheiro à toa comprando esses links ruins, tanto para o seu site, como para o de concorrente, se um site tiver apenas links ruins, pode ser que prejudique, mas se um site tiver construído uma base sólida de bons links em sites de autoridade, esses links ruins serão desconsiderados e não vão impactar, já que o que vai se sobressair, serão os links de qualidade. Por isso a importância dos links de qualidade. Se você suspeitar que links ruins estão prejudicando o seu site, você pode solicitar a remoção deles através de uma ferramenta chamada Disavow Tool, que você encontra no Google Search Console, com essa ferramenta você diz para o Google, quais links o Google pode desconsiderar, com isso esses links não vão ter relevância nenhuma para o seu site.

Agora voltando para as métricas…

Qual o DA recomendado para ficar na primeira página do Google?

Depende!

  • Um nicho com pouca concorrência, você pode conseguir bons resultados com DA 10 a 20 com facilidade.
  • Um nicho com média concorrência, já será recomendado ter DA 15 a 30.
  • Nichos concorridos DA acima de 30 é recomendado.

O ideal é fazer um levantamento da concorrência, de todos os sites que estão na primeira e segunda página no Google para as palavras-chave que você deseja ranquear e trabalhar que a sua autoridade seja parecida ou até mesmo maior se for possível.

Porém esses números são apenas uma base. Um site novo, com domínio registrado recentemente com nenhum link, terá DA 0 ou 1, com isso é muito difícil ranquear. Já para um site que nunca fez link building mas já tem alguns links em alguns sites, pode ter que tenha um DA já 5 a 10, porém ainda é muito baixo para competir. Então se o seu nicho tem concorrência, para ter melhores resultados nos buscadores o ideal é começar a aumentar o seu DA e ai que entra nossa estratégia de Guests Posts com links de qualidade.

Curiosidades:

  • Sites com DA acima de 25 já são bons para conseguir links, principalmente se for de um nicho próximo ao seu.
  • Sites com DA acima de 35 já são muito bons e já agregam grande valor para autoridade do seu site.
  • Sites com DA acima de 50 são excelentes.
  • Sites com DA acima de 60 são mais que excelentes e bem difícil de encontrar.
  • Sites com DA acima de 70 são excepcionais e um link em um site com essas métricas é extremamente valioso.

Métricas de alguns site famosos:

  • uol.com.br – DA 96
  • terra.com.br – DA 94
  • casasbahia.com.br – DA 79
  • hpg.com.br – DA 79
  • magazineluiza.com.br – DA 76
  • rockcontent.com – DA 74
  • claro.com.br – DA 74
  • resultadosdigitais.com.br – DA 69
  • conversion.com.br – DA 53
  • seusite.com.br – DA ?

Cases de Sucesso com Backlinks de Qualidade

Lembra que falei que comecei fazendo para um site de um amigo? Pois bem, ele tem uma empresa no ramo de extintores de incêndio e queria ranquear para as seguintes palavras-chave: “extintores de incêndio sp” “extintores de incêndio” e “recarga de extintores”.

Atualmente, duas dessas palavras estão em primeiro no Google e outra em segundo. Sensacional não é mesmo?

E pouco mais de um ano atrás, não estava nem na segunda página para essas palavras-chave.

Em outubro de 2022 quando comecei a fazer o serviço de Guest Posts e Relações Públicas para ele, a autoridade do site estava em com DA 11 e hoje em novembro de 2023 está com DA 27 e subindo (Atualização: DA 35 agora em julho de 2024).

Ele reduziu bastante o uso de campanhas patrocinadas, economizando um bom dinheiro e aumentou muito a procura pelos serviços com clientes vindo do Google através do tráfego orgânico. O longo prazo nem foi tão longo assim, em pouco mais de 1 ano já alcançamos mais do que o resultado desejado, pois nunca prometi que iria ficar em primeiro no Google, e sim nas primeiras páginas e brigando pelas posições de cima, já que não podemos garantir nunca que um site ficará na primeira posição do Google ou entre os primeiros, devido a diversos fatores de rankeamento e fatores externos. Por exemplo, se um concorrente dele começar a investir em link building e relações públicas em sites de altíssima qualidade, conseguindo obter uma média 20 links de qualidade naturais em sites de maior DA, pode ser que daqui uns meses esse concorrente passe novamente, e teremos que trabalhar ainda mais para se manter nas primeiras posições.

Quanto ele gastou com isso? 10% do que ele gastava com campanhas pagas. Conseguimos Guest Posts em sites de qualidade com trabalho de Relações Públicas.

Especialista em Link Building

Se você está precisando de um especialista em link building e relações públicas para aumentar a autoridade do seu site e melhorar o posicionamento no Google, poderá contar com os meus serviços exclusivos.

Quanto custa fazer Guest Posts com backlinks de qualidade?

  • O valor do serviço gira em média R$ 2500,00 mensais pela consultoria e serviços de relações públicas com sites de qualidade.

Algumas ponderações sobre serviço de Guest Posts:

  • Farei uma consultoria sobre seu site e seus concorrentes;
  • O período mínimo é de 1 ano para consolidar os resultados, podendo renovar para mais 6 meses ou 1 ano;
  • Incluso 10 artigos por mês para gerar pautas de Relações Públicas com links para o seu site, artigos relacionados a sua empresa e palavras-chave escolhidas, para garantir a naturalidade dos links;
  • Envio relatório mensal;
  • Não faço o serviço para empresa concorrente ou do mesmo nicho de alguma empresa que já faço o serviço;
  • Sites de nichos semelhantes com DA mínimo de 25, mas a média é entre 30 a 60; podendo ter alguns acima de 70;

Esse serviço é praticamente artesanal, pois eu mesmo quem cuidarei de todo o processo e execução, certamente valerá cada centavo aplicado e trará um retorno muito maior, além de trazer novos clientes, você poderá economizar com campanhas patrocinadas, mas lembre-se, é um trabalho a longo prazo, o resultado não é imediato e aparece após alguns meses, caso precise de um resultado urgente, seria melhor aplicar o dinheiro em campanha patrocinada que o retorno é imediato, porém você sempre será refém disso.

Se ficou alguma dúvida pode me enviar um e-mail que esclareço melhor e envio mais detalhes dos cases de sucesso: [email protected]